WWF Mozambique - Regata de barcos à vela marca celebrações do Dia Mundial dos Oceanos

Regata de barcos à vela marca celebrações do Dia Mundial dos Oceanos



Posted on 21 June 2016  | 
Oceans Day - WWF Mozambique
© Mario FumoEnlarge

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em parceria com o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas e o Clube Naval, organizou, nos dias 4 e 5 de Junho, uma regata de barcos à Vela, no âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Oceanos, que se assinala em cada dia 8 de Junho.

Sob o lema “Ocenaos Saudáveis, Planeta Saudável”, lema instituído pela Divisão das Nações Unidas para os Oceanos e Assuntos Legais (UNIDOALOS), a regata serviu para sensibilizar, não só aos participantes, mas também ao público em geral, sobre a importância dos oceanos para o equilíbrio do ecossitema.

Dados fornecidos pelo WWF indicam que os oceanos ocupam dois terços da superfície da terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta.

No seu relatório intitulado “Revitalizando a Economia dos Oceanos”, o WWF refere que  perto de 3 biliões de pessoas buscam nos peixes a sua maior fonte de proteínas e que, de uma maneira geral, a pescaria e aquacultura asseguram a sobrevivência de 10 a 12% da população mundial.

No entanto, este recurso inestimável que nos alimenta, estabiliza o clima e fornece inúmeros outros benefícios, está mostrando sinais de problemas de saúde graves.

“A saúde do oceano está em declínio devido a pressões locais, tais como a destruição do habitat, a sobrepesca e a poluição, bem como fenômenos globais, como mudanças rápidas e sem precedentes na temperatura do oceano e acidez”, refere o documento.

Trinta e sete (37) atletas,  acompanhados por nove (9) monitores e três (3) marinheiros participaram da regata, que contou com barcos de quatro (4) classes.

Presente no local, o Secretário Permanente do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas enalteceu a iniciativa e o papel que o WWF tem estado a desenvolver a favor da conservação da biodiversidade.

Oceans Day - WWF Mozambique
© Mario Fumo Enlarge
Oceans Day - WWF Mozambique
© Mario Fumo Enlarge

Comments

blog comments powered by Disqus