WWF Mozambique - Pedalar ao ritmo da conservação

Pedalar ao ritmo da conservação



Posted on 22 February 2017  | 
WWF Mozambique
© WWF MozambiqueEnlarge
Um total de 23 bicicletas especificamente preparadas para trabalhos de campo, incluindo os respetivos acessórios, foram doados pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a igual número de Agentes Comunitários do Sistema de Monitoria Orientado para a Gestão (SMOG) no Parque Nacional das Quirimbas (PNQ).
 
A doação, que aconteceu nos dias 21 e 22 de Janeiro de 2017, integra-se no contexto do Projecto Bengo, sobre a conservação da biodiversidade marinha e costeira através da implementação de medidas adaptáveis às mudanças climáticas pelas comunidades de pescadores locais na área do Parque Nacional das Quirimbas.
 
A iniciativa tem como objectivo contribuir para a efectividade do sistema de monitoria de recursos naturais em curso desde Maio de 2016 nas ilhas do Ibo, Matemo e Quirimba. Este sistema baseia-se em várias monitorias efectuadas através de patrulhas e recolha diária de dados sobre actividades ilegais, pesca comunitária, actividades colectoras (polvo, caranguejo e ostra),  e observação de espécies especiais.  
 
As patrulhas de monitoria são feitas por agentes comunitários, maioritariamente pescadores locais, membros de Comités Comunitários de Pesca (CCP), Gestão de Recursos Naturais (CGRN) e outras associações/comités de base comunitária. 
 
Reconhecendo os desafios e dificuldades que estes encontravam para o exercício desta actividade, nomeadamente, relacionadas a deslocações, o WWF optou pela aquisição de 23 bicicletas e respectivos acessórios, e doá-las aos agentes comunitários para que, com mais facilidades possam efectuar as patrulhas diárias.
 
Insa Amisse, um dos agentes do SMOG que receberam as bicicletas mostrou-se satisfeiro e afirmou que “elas são vantajosas para nós porque vem facilitar o trabalho das patrulhas. Alguns locais de monitoria são distantes e chegávamos lá cansados, mas agora estamos motivados a monitorar outros locais mais distantes que nem conseguíamos visitar com frequência.”
 
As cerimónias de entrega de bicicletas aos agentes do SMOG foram dirigidas pelo governo do distrito do Ibo, nomeadamente, pelo Secretario Permanente, Saíde Amade. Igualmente, contaram com a presença do Chefe do Posto de Quirimba, Marijane Abdul e do Chefe da Localidade de Matemo, Seia Jamal. Estiveram também presentes nas cerimónias o representante do Parque Nacional das Quirimbas, pescadores locais, líderes comunitários e religiosos.
 
Na ocasião, Amade Saíde, disse que “com estas bicicletas doadas pelo WWF acreditamos que a monitoria dos nossos recursos marinhos na Ilha do Ibo, Matemo e Quirimba vai melhorar bastante”.
 
“Os nossos agentes não conseguiam fazer a devida cobertura das áreas de monitoria e as bicicletas irão facilitar a sua locomoção e permitir, desse modo, que se aumente a área de abrangência contribuindo de uma forma robusta para  tomada de decisões sobre a gestão de recursos naturais”.
WWF Mozambique
© WWF Mozambique Enlarge

Comments

blog comments powered by Disqus