WWF Mozambique - Inauguração de vedas temporárias para pesca de polvo tem lugar nas Quirimbas

Inauguração de vedas temporárias para pesca de polvo tem lugar nas Quirimbas



Posted on 14 March 2017  | 
IBO Island in Cabo Delgado, Mozambique
© WWF MozambiqueEnlarge
O Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em parceria com as comunidades locais das ilhas do Ibo, Matemo e Quirimba, as autoridades governamentais dos distritos de Ibo, Macomia e Quissanga, e os Comités Comunitários de Pesca (CCP’s) orienta, de 13 a 15 de Março, em Cabo Delgado, as cerimónias de inauguração oficial do programa de vedas locais e temporárias para a pesca de polvo no Parque Nacional das Quirimbas (PNQ). Duas vedas estão a ser implementadas entre as Ilhas do Ibo, Matemo e Quirimba, nomeadamente, no Baixo São Gonçalo e Tchamba.
 
As vedas constituem uma abordagem ideal, não só para a conservação das espécies marinhas, mas também para o exercício de pesca sustentável, uma vez que permitem que, durante algum tempo, as espécies possam crescer e reproduzir-se.

No caso do PNQ, as vedas irão contribuir para a gestão efectiva da pescaria do polvo e contribuir para uma melhor implementação do Plano de Maneio do Parque.
As actividades no campo incluem um workshop de um dia para discussão sobre a efetividade das vedas a serem implementadas, nomeadamente, o desenvolvimento de um plano de accão para a fiscalização efectiva, incluindo questões relacionadas com o mercado.

Esta actividade integra-se num conjunto de acções que o Programa Marinho do WWF tem estado a realizar no PNQ, visando implementar medidas adaptáveis às mudanças climáticas. Esta experiencia foi adquirida em conjunto com a Blue Ventures que tem vindo a promover no pais vizinho do Madagáscar, uma iniciativa similar de grande sucesso e por iniciativa das próprias comunidades locais.

Foi, aliás, neste âmbito que as comunidades das ilhas do Ibo, Matemo e Quirimba,  selecionaram dois locais para o estabelecimento das primeiras vedas temporárias para a pesca de polvo. Participam nas actividades, para além do Administrador do Parque Nacional das Quirimbas, os administradores dos distritos de Quissanga, Macomia e Ibo, os Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) locais, entre outros parceiros.
IBO Island in Cabo Delgado, Mozambique
© WWF Mozambique Enlarge

Comments

blog comments powered by Disqus