Ilha do Ibo acolhe comemorações do Dia Mundial da Pesca | WWF Mozambique

Ilha do Ibo acolhe comemorações do Dia Mundial da Pesca

Posted on
21 November 2019
A pesca é uma das actividades mais antigas que o homem desenvolveu para arranjar alimento. Ainda hoje é uma das principais actividades económicas do mundo. O pescador ou pescadora é pai, mãe, irmão, irmã, tio ou tia, que conhece a Natureza, entende o mar, sabe olhar para a lua e saber quando é que a maré  se aproxima ou se afasta, quando o tempo é bom ou não, é aquele ou aquela que traz alimento para a família e garante o sustento da casa com o que consegue comercializar.

Hoje, 21/11, comemora-se o mundialmente o Dia Mundia da Pesca. É uma data única para os moçambicanos e não só, afinal, Moçambique é constituido por cerca de 2770 Km de costa e 40% da população vive na zona costeira, segundo dados do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural.

O WWF Moçambique, em prol da data, centrou as suas actividades comemorativas em Cabo Delgado, província onde implementa actividades no Parque Nacional das Quirimbas (PNQ). Dirigida pelo Administrador do PNQ, Albino Nhusse, O WWF em parceria com a Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas e a Consultoria Planeta Azul, organizou duas regatas que envolvem os pescadores das ilhas do Ibo e Quirambo. Para além da regata está em curso uma feira de gastronomia com os típicos pratos tradicionais, protagonizado por 20 mulheres distribuídas em 5 mesas de exposição e venda.
 
Saiba mais
Regatas - São duas regatas que farão um curso de ida e volta. Uma é constituiída de barcos a remo, cujo trajecto será da ponte cais (Ibo) à Quirambo, num percurso de cerca de 10 milhas. A segunda regata é constituída por barcos à vela que partirão da ponte cais (Ibo) ao Banco São Gonçalves, num percurso de cerca de 12 milhas.

Comments

blog comments powered by Disqus