Comunicado de Imprensa: COVID-19 força mudanças na Hora do Planeta: Entenda e participe online | WWF Mozambique

24 March 2020

COVID-19 força mudanças na Hora do Planeta: Entenda e participe online

WWF-Moçambique prioriza o cuidado com a saúde dos moçambicanos e incentiva a substituição de eventos físicos por actividades e manifestações online.

Por WWF-Moçambique

Maputo, 20 de Março 2020: O WWF Moçambique prioriza o cuidado com a saúde dos moçambicanos e está empenhado em cooperar com toda a sociedade para evitar o aumento do contágio do coronavírus. O WWF-Moçambique decidiu promover mudanças na organização da Hora do Planeta deste ano e incentiva a que todos privilegiem a participação de forma digital.

A orientação tem como objetivo apoiar as diretrizes dos órgãos nacionais competentes de saúde, manter o bem-estar de todos e, ao mesmo tempo, oferecer formas para que empresas, grupos e indivíduos manifestem o seu compromisso com a vida do planeta, com o reconhecimento da importância que a Natureza tem no nosso quotidiano, demonstrando que tudo e todos estão realmente conectados.

Para isso, incentivamos a substituição dos eventos físicos por um conjunto de actividades e manifestações online, que chamamos doravante de Festival Digital Hora do Planeta 2020 – Use a Sua Voz Pela Natureza.

No sábado, 28/3, teremos uma série de actividades, cuja programação será divulgada em breve. Até lá, veja algumas sugestões de como participar:

1) Símbolo da #HoraDoPlaneta no escuro
Símbolo principal do movimento Hora do Planeta, o apagar de luzes continua! Em casa, grave um vídeo, boomerang ou gif do apagar de luzes e poste às 20h30 nas suas redes sociais, identificando a página do WWF Moçambique.

As organizações, empresas e colectivos que optarem por manter a acção do apagar de luzes de monumentos e prédios públicos serão muito bem-vindos e incentivados a também postarem esses vídeos marcando os perfis do WWF-Moçambique no InstagramFacebook e Twitter. Porém, tendo em vista a diminuição do deslocamento e de mudanças desnecessárias na logística, quem preferir poderá fazer a adesão apenas com apoio às actividades online, em especial com a divulgação do movimento.

2) #UseSuaVozPeloPlaneta
Inspirado na petição virtual da rede WWF, convidamos todos a usar a sua voz pela natureza e a compartilhá-lo nas redes sociais no dia 28/3. Vale cantar, dublar, recitar uma poesia e até fazer uma promessa. Seja criativo e chame a atenção para as questões ambientais!

Quem ainda não teve acesso à nossa plataforma, aproveite os dias anteriores à Hora do Planeta para mostrar que cuida do planeta e para deixar a sua luz no nosso mapa
3) Conecte-se com as pessoas e com o planeta
Se o meio ambiente não tem fronteiras, a internet também não! Pensando nisso, convidamos as pessoas a aproveitarem a Hora do Planeta para se manterem conectadas -mesmo que virtualmente- com amigos e familiares, participando de jogos online, como o concurso de sombras por whatsapp ou um karaokê virtual entre amigos.

4) Aceda à série #NossoPlaneta
Aproveite o tempo em casa para se divertir e aprender com a série "Nosso Planeta" (Netflix). Além dos oito episódios originais, a série constituiu o material de base para um vasto conteúdo adicional, como pequenos vídeos e material educativo, que podem ajudar pais e educadores a passarem o tempo de forma lúdica e produtiva.

Essas são só algumas sugestões de actividades. No nosso plano, criado antes do surto do Covid-19, há outras ideias que podem ser adaptadas a este novo contexto que estamos a viver.

Para todas as ações, lembre-se de colocar as hashtags #HoradoPlaneta e #ConectadoNoPlaneta, o que ajuda a divulgar e a trazer mais pessoas para a campanha, fortalecendo esse movimento que é de todos, e a marcar o @wwfmz (Instagram e Facebook) e @wwf_Moz (Twitter) nas redes sociais.

O WWF-Moçambique entende que saúde, meio ambiente e pessoas estão totalmente conectados. Por isso, enfatizamos a importância da acção de cada um dentro do que é possível e tendo, sempre, como prioridade a segurança de todos.

Para mais informações:
Guilherme Chirinda – Gestor de Comunicação do WWF