LPR2020 | WWF Mozambique

What would you like to search for?

LIVING PLANET REPORT 2020

Nota Conceptual

LANÇAMENTO DO RELATÓRIO “PLANETA VIVO”

No dia 11 de Setembro de 2020, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) lançará a 13ª edição do Relatório “Planeta Vivo” (RPV). O RPV é publicado pelo WWF a cada dois anos desde 1998, e é uma das principais publicações do mundo, baseada em informações científicas, a retratar como as actividades humanas têm causado impactos devastadores na natureza e na saúde do nosso planeta.

Análises recentes indicam que as populações globais de vida selvagem reduziram em cerca de 60% nos últimos 40 anos, em grande parte devido a ameaças e pressões ligadas à actividades humanas. Este é um sinal de alerta de que a natureza está em estado de emergência. Contudo, não é apenas a vida selvagem que está sob ameaça - Esta alarmante perda da natureza, coloca em risco também: a saúde, o bem-estar e a prosperidade de mais de sete mil milhões de pessoas no planeta. E, portanto, uma acção colectiva global urgente e decisiva para mudar este cenário de perda devastadora da natureza é necessária para garantir o futuro da humanidade.

Os anos de 2020 e 2021 representam uma oportunidade única para travar e começar a reverter a perda da biodiversidade, e colocar a natureza a caminho da recuperação para o benefício da humanidade e do planeta. Este mês, líderes de diversas nações apoiarão uma declaração de emergência durante a celebração dos 75 anos da ONU e a realização da Cimeira da Biodiversidade, e nos próximos meses, os países deverão rever o seu progresso em relação aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo os objectivos relacionados à natureza. Um novo plano estratégico de 10 anos para a biodiversidade sob a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD) será acordado, e o próximo passo será dado em relação ao Acordo Climático de Paris à medida que os países aumentam e melhoram suas contribuições nacionalmente determinadas (NDCs). E, portanto, 2020 será o início da década da restauração da natureza!

Para unir esforços e alcançar estas metas precisamos de uma acção colectiva global, um Novo Acordo para a Natureza e as Pessoas, que deve reflectir em um forte apoio dos Chefes de Estado em 2020 que fortaleça as metas e mecanismos globais para reverter a perda da natureza, bem como, proteger e restaurar a natureza até 2030, em apoio aos ODS e ao Acordo de Paris. Devemos também aproveitar esta oportunidade sem precedentes, para fortalecer substancialmente a Convenção das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (CDB) por meio de:
  1. Uma nova narrativa que posiciona um planeta saudável como indispensável para o desenvolvimento humano;
  2. Uma estrutura pós-2020 da CDB com um número menor de metas, mas que sejam ao mesmo tempo ambiciosas e mensuráveis ​​para mitigar as causas da perda da natureza e contribuir de forma mais eficaz para mitigar os impactos das alterações climáticas;
  3. Acções nacionais de todos os países para abordar a perda da natureza que, colectivamente, se somam ao cumprimento de metas globais fortalecidas. E, paralelamente incentivar que acções urgentes sejam tomadas por empresas, governos, jovens, comunidades locais e sociedade civil que, juntos, reverterão a tendência de perda da natureza.
Sendo um país extremamente rico em recursos naturais e biodiversidade, Moçambique tem a oportunidade única de direccionar o seu desenvolvimento para um crescimento verde, justo e inclusivo. Contudo, apesar dos progressos significativos em algumas frentes (ex.: redução das taxas de mortalidade infantil e materna, aumento do acesso à educação de meninas e meninos e acesso à água), até ao momento, não conseguimos abordar os desafios críticos associados a natureza e ao meio ambiente. Ainda abordamos o desenvolvimento humano de uma forma insustentável e isolada, com níveis crescentes de desigualdade e uma enorme pressão sobre os recursos naturais. Para cumprir as metas de 2030, é preciso encontrar um caminho de desenvolvimento que esteja dentro dos limites planetários, e coloque a natureza, o clima e as pessoas em sinergia.

Com vista a sensibilizar e elevar a consciência em relação ao futuro do nosso planeta e do nosso país, o escritório do WWF em Moçambique (WWF MCO) realizará um evento co-organizado com o a Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE) e a Universidade Politécnica – A Politécnica, para lançar o Relatório “Planeta Vivo” e reflectir sobre o papel de cada cidadão no compromisso para um Novo Acordo para a Natureza e as Pessoas. Durante o evento, o WWF MCO e o FUNDE assinarão um Memorando de Entendimento (MoU) que visa criar bases para realização de acções conjuntas para promoção da protecção e conservação ambiental, gestão sustentável dos recursos naturais, investigação e capacitação, e apoio do desenvolvimento e implementação de políticas efectivas relacionadas com o desenvolvimento e conservação.

LIVING PLANET REPORT 2020

Download do Relatório Download do Sumário