What would you like to search for?

Parceria entre o WWF e a AB INBEV Moçambique
© WWF Moçambique

Os nossos recursos hídricos enfrentam sérios riscos, como a exploração excessiva, contaminação, destruição de habitats, introducção de espécies invasoras e alterações nos fluxos de água. É fundamental agirmos imediatamente para assegurar a sua protecção e conservação.

Moçambique é um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas, enfrentando eventos extremos como ciclones, secas e cheias. Estes fenómenos, agravados pela pobreza, acesso limitado a água potável e desafios de saúde, impactam negativamente a agricultura, a biodiversidade e a saúde pública. A localização estratégica do país, a jusante de bacias hidrográficas partilhadas, torna a gestão dos recursos hídricos essencial para a sustentabilidade e bem-estar social.

Na Região do Grande Maputo, o rápido crescimento populacional e a expansão de áreas residenciais, agricultura comercial e indústrias intensificam a pressão sobre a água. A recente seca severa reduziu o Índice de Qualidade da Água, reforçando a urgência de estratégias sustentáveis de gestão hídrica.

O QUE ESTAMOS A FAZER?
O WWF e a AB InBev uniram esforços em Uganda, Moçambique, Zâmbia, Tanzânia e África do Sul — regiões onde a AB InBev opera e que são cruciais para o WWF em termos de conservação — com o objectivo de melhorar significativamente a disponibilidade e qualidade da água, além de proteger a biodiversidade de água doce. Estamos a incentivar os principais decisores a reconhecerem a importância da água e a adoptarem uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos, promovendo soluções para enfrentar os desafios relacionados com a água. A parceria também visa captar investimentos para uma gestão sustentável das paisagens e implementar medidas que garantam uma utilização justa e sustentável dos recursos naturais nessas áreas.

Nos últimos cinco anos, durante as duas primeiras fases da nossa parceria, o WWF e a AB InBev lançaram as bases para projectos de restauração de ecossistemas em várias bacias hidrográficas prioritárias, apoiando o objectivo da AB InBev para 2025: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e qualidade da água nas comunidades em áreas de elevado stress hídrico onde a empresa opera.

A Fase 3 (2022-2025) visa consolidar os progressos feitos até agora, proporcionando impactos mensuráveis com indicadores claros de desempenho para a qualidade e quantidade de água, além de ampliar o trabalho com comunidades, plataformas de múltiplos intervenientes e autoridades públicas. Queremos que esta colaboração sirva de modelo para outras indústrias e organizações na gestão responsável da água. Este relatório descreve o funcionamento da parceria, os resultados obtidos e as metas futuras.
OS OBJECTIVOS DA NOSSA PARCERIA INCLUEM:
  • Reforçar os esforços de investimento da AB InBev nas bacias hidrográficas e assegurar fontes de água doce para as operações comerciais e as comunidades locais.
  • Alavancar investimentos mais amplos em bacias hidrográficas a nível global, através de liderança de pensamento e soluções baseadas na natureza comprovadamente eficazes.
  • Demonstrar como as parcerias público-privadas podem contribuir para o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 6, ‘Água potável e saneamento para todos’.
  • Contribuir para os objectivos de conservação do WWF, protegendo a biodiversidade e combatendo as alterações climáticas.