The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Central Asia
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
Os nossos recursos hídricos enfrentam sérios riscos, como a exploração excessiva, contaminação, destruição de habitats, introducção de espécies invasoras e alterações nos fluxos de água. É fundamental agirmos imediatamente para assegurar a sua protecção e conservação.
Moçambique é um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas, enfrentando eventos extremos como ciclones, secas e cheias. Estes fenómenos, agravados pela pobreza, acesso limitado a água potável e desafios de saúde, impactam negativamente a agricultura, a biodiversidade e a saúde pública. A localização estratégica do país, a jusante de bacias hidrográficas partilhadas, torna a gestão dos recursos hídricos essencial para a sustentabilidade e bem-estar social.
Na Região do Grande Maputo, o rápido crescimento populacional e a expansão de áreas residenciais, agricultura comercial e indústrias intensificam a pressão sobre a água. A recente seca severa reduziu o Índice de Qualidade da Água, reforçando a urgência de estratégias sustentáveis de gestão hídrica.
Nos últimos cinco anos, durante as duas primeiras fases da nossa parceria, o WWF e a AB InBev lançaram as bases para projectos de restauração de ecossistemas em várias bacias hidrográficas prioritárias, apoiando o objectivo da AB InBev para 2025: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e qualidade da água nas comunidades em áreas de elevado stress hídrico onde a empresa opera.
A Fase 3 (2022-2025) visa consolidar os progressos feitos até agora, proporcionando impactos mensuráveis com indicadores claros de desempenho para a qualidade e quantidade de água, além de ampliar o trabalho com comunidades, plataformas de múltiplos intervenientes e autoridades públicas. Queremos que esta colaboração sirva de modelo para outras indústrias e organizações na gestão responsável da água. Este relatório descreve o funcionamento da parceria, os resultados obtidos e as metas futuras.
- Reforçar os esforços de investimento da AB InBev nas bacias hidrográficas e assegurar fontes de água doce para as operações comerciais e as comunidades locais.
- Alavancar investimentos mais amplos em bacias hidrográficas a nível global, através de liderança de pensamento e soluções baseadas na natureza comprovadamente eficazes.
- Demonstrar como as parcerias público-privadas podem contribuir para o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 6, ‘Água potável e saneamento para todos’.
- Contribuir para os objectivos de conservação do WWF, protegendo a biodiversidade e combatendo as alterações climáticas.