Parcerias

 

O WWF continua com a estratégia da colaboração e envolvimento de parceiros na área de implementação de actividades do campo, na área de influência de políticas como também na colaboração inter-regional e internacional.


Das instituições de governo, o WWF colabora com o Ministério do Turismo, o Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental, o Ministério da Defesa Nacional (Marinha de Guerra), o Ministério da Pesca, a Direcção Nacional das Águas (DNA), a ARA Zambeze, ambas do Ministério das Obras Públicas e Habitação, a Direcção Nacional de Terras e Florestas do Ministério da Agricultura, ao nível central, como também nas províncias e nos distritos. O WWF sempre consulta e mantém informados os governos provinciais em todas as províncias sobre as suas actividades. O WWF também colabora com instituições da sociedade civil – nomeadamente: a Associação do Meio Ambiente da Cabo Delgado (AMA), a Associação dos Pescadores em Angoche, a Associação Justiça Ambiental (JA), o CTV (Centro Terra Viva), o IUCN, o Cruzeiro do Sul, o Fórum Ambiente, o GTA, a ADEMAMO e ASSODIATEM em Sofala, entre outros. Em relação ao sector privado colaboramos com a Sociedade de Gestão e Desenvolvimento da Reserva do Niassa (SGRN), a Açucareira de Marromeu (Sena Sugar), a TCT-Dalman Concessão Florestal, Operadores de Coutadas, a Kenmare companhia de extracção de areias pesadas.

No que diz respeito às instituições académicas, trabalhamos em colaboração com a Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade de Pretoria, o “Oceanographic Research Institute em Durban”, o Instituto Agrário de Chimoio (IAC) entre outros. O apoio e as parcerias estabelecidas com as comunidades locais no Arquipélago das Primeiras e Segundas, nas Quirimbas, no Niassa e no Delta de Zambeze têm sido fundamentais para a implementação das actividades do WWF em Moçambique.