MozDGM Coloca Mulheres na Dianteira | WWF Mozambique

MozDGM Coloca Mulheres na Dianteira

Posted on
13 November 2018
Mulheres das províncias da Zambézia e Cabo Delegado estão confiantes nos resultados do Projecto Mecanismo de Doação Dedicado às Comunidades em Moçambique (MozDGM)-  e apelam maior envolvimento da mulher nas várias fases da sua implementação.

“Esperamos que o DGM seja uma alavanca para as mulheres tanto na agricultura, como nas diversas actividades que elas são as responsáveis como colecta de lenha e frutos silvestres . Esperamos que com este projecto sejam criadas condições para tirar os nossos produtos para Mocuba, Quelimane e outros pontos onde facilmente podem ser comercializados.” Esta é a expectativa de Felismina Mesa, agricultora de Mocuba, na província da Zambézia, em relação ao projecto MozDGM, uma iniciativa que visa contribuir para o fortalecimento das comunidades nas componentes socioeconómico e ambiental nas províncias da Zambézia e Cabo Delegado.

Por seu turno, Ana Cipriano, da província de Cabo Delegado disse que “gostaria que o MozDGM enquadrasse a mulher nas várias actividades pois nós, as mulheres de Cabo Delegado, estamos muito atrás. Assim, este projecto deve criar projectos específicos e que focam-se na mulher”.

Para o Presidente do Comité Nacional de Gestão, Daniel Maula, o grande deferencial do MoZDGM, relativamente aos outros projectos, é que este usa métodos participativos e coloca os grupos geralmente esquecidos na dianteira como as mulheres e jovens das zonas rurais. Em resposta aos anseios das comunidades locais, o WWF Mocambique, na qualidade de Agência Nacional Executora (NEA), sob facilitação do Banco Mundial, realizou recentemente dois grandes eventos que evidenciam a priorização das mulheres no MozDGM, nomeadamente, a formação de membros das comunidades em informática e troca de experiência em cadeias de valor de mel, café e gestão de lodges comunitários, actividades com imenso potencial para elevar o papel das mulheres na gestão de recursos naturais.



O objectivo global do DGM Moçambique   é fortalecer a capacidade das comunidades locais e das Organizações Comunitárias de Base (OCB) para participar na gestão integrada da Paisagem (ILM), com enfoque nas Províncias da Zambézia e Cabo Delgado. Para alcançar este objectivo, o MozDGM está estruturado em três 
componentes que visam essencialmente, (1) Melhorar o conhecimento e a compreensão das comunidades sobre a abordagem da gestão integrada da paisagem e fortalecer a sua capacidade de diálogo e negociação sobre toda a diversidade de assuntos relacionados à gestão de recursos naturais; (2) Assistência técnica e 
financiamento de Projectos Comunitários e; (3) Gestão, monitoria e avaliação do projecto.



 

Comments

blog comments powered by Disqus