Criada nas últimas décadas de 1961, a Rede WWF (antes conhecido como Fundo Mundial para a Natureza) se consolidou como uma das mais respeitadas redes independentes de conservação da natureza.

Com sede na Suíça, a Rede WWF é composta por organizações e escritórios em diversos países que têm como característica a presença tanto local quanto global e o diálogo com todos os envolvidos nas questões ambientais: desde comunidades como tribos de pigmeus Baka nas florestas tropicais da África Central, até instituições internacionais como o Banco Mundial e a Comissão Europeia.

Com quase cinco milhões de associados distribuídos pelos cinco continentes,  a Rede WWF é a maior organização do tipo no mundo, actuando activamente em mais de cem países, nos quais desenvolve cerca de 2 mil projectos de conservação do meio ambiente. Actualmente, a organização é considerada como impulsionadora dos movimentos ambientalistas mundiais.

Desde 1985, o WWF investiu mais de US$1,165 milhões em mais de 11 mil projectos em 130 países. Cada um deles é parte importante na campanha mundial para deter a aceleração do processo de degradação da natureza no mundo e para ajudar cada ser humano a viver em harmonia com o meio ambiente.

O que significa a sigla WWF?

Em 1961 nascia o WWF. Então conhecido por “World Wildlife Fund”, que traduzido em Português significava “Fundo Mundial da Natureza”. Ao longo do tempo a organização foi crescendo e os seus esforços e/ou actividades de conservação, começaram alcançar novas dimensões, tornando-a uma organização mais ampla e com mais focos de acção. Tal, resultou na revisão do significado da sua sigla, a qual recebeu uma nova tradução para “World Wide Fund for Nature”, ou “ Fundo Mundial para a Natureza” em Português.

O nosso logotipo

O nosso logótipo representa o elemento máximo da nossa identidade. Mais do que quaisquer palavras, o logótipo do WWF representa aquilo que é a nossa visão de um planeta vivo. Ao longo dos anos, este foi evoluindo (veja figura abaixo), representando hoje uma organização forte, segura, capaz e comprometida com uma causa: conservação da natureza.

O nosso slogan

O nosso logótipo por si só já denuncia parte daquilo que é o nosso trabalho. Porém, identificamos a necessidade de associá-lo a um elemento que complementasse a sua funcionalidade. Daí surgiu o slogan - for a living planet -, o que literalmente traduzido significa - por um planeta vivo. Acreditamos que o mesmo reflecte o nosso compromisso não apenas com animais, mas com o planeta como um todo e com todos os seres que nele habitam. Importa referir que, em ocasião alguma, o slogan do WWF deverá ser traduzido para qualquer língua, quando usado juntamente com o logotipo.