Abertura das vedas temporárias da pesca do Polvo | WWF Mozambique

Abertura das vedas temporárias da pesca do Polvo

Posted on
29 November 2019

Mais de 150 pescadores, incluindo mulheres, dos principais bairros da Ilha do Ibo (Cumuamba, Rituto e Cimento), líderes religiosos e comunitários participaram da abertura das vedas temporárias da pesca do Polvo.O evento teve lugar, no dia 27 de novembro de 2019, na Ilha do Ibo e foi liderado pelo Conselho Comunitário de Pesca do Ibo (CCP).
 

Durante a abertura das vedas, foram registados 1,367.5kg de Polvo e 359.5kg de peixes, sendo que o polvo de maior tamanho pesava cerca de 5.5 kg.

Esses resultados, reativaram os ânimos da comunidade do Ibo para a continuidade da veda temporária do volvo, depois dos resultados de baixas capturas registados na veda anterior de Mujaca (bairro cumuamba), influenciados pelas invasões constantes por infractores locais e, possivelmente, pelo soterramento do banco após a passagem do Ciclone Kenneth.
 

Com uma área de 307 hectares, a veda de Muembe é um banco recifal habitualmente usada para a colecta de polvo e outros mariscos, maioritariamente pelas mulheres da comunidade, e teve uma duração de aproximadamente três meses desde o seu estabelecimento a 4 de setembro de 2019.

Com esta abertura da veda, a actividade pesqueira irá decorrer durante todo o mês de Dezembro de 2019.

Comments

blog comments powered by Disqus