WWF e o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas assinam Memorando de Entendimento

08 June 2023
O Fundo Mundial para a Natureza em Moçambique (WWF-Moçambique) e o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP) assinaram um Memorando de Entendimento, na manhã de hoje, 8 de Junho, durante as celebrações centrais do Dia Mundial dos Oceanos.

Após assinar o memorando, Solani Mhango, Director Nacional do WWF Moçambique, disse que “a assinatura do Memorando de Entendimento com o MIMAIP é o testemunho da relação cordial que o WWF tem com o Governo desde a nossa fundação, em Moçambique, em 2001. Estamos, mais uma vez, felizes por juntar-nos ao Ministério, para cooperar e colaborar na planificação e implementação de actividades na área marinhas e  pesqueiras para garantir a conservação inclusiva de habitats e espécies, garantindo meios de subsistência equitativos e sustentáveis para o povo de Moçambique, e contribuindo para a redução da pegada ecológica. Estamos entusiasmados com os próximos 5 anos, visto que o governo está a juntar-se a outros parceiros, para enfrentar ameaças correntes como as alterações climáticas e a destruição da biodiversidade.”

Por sua vez, Felismina Antia, Directora Nacional de Política Marítima e Pesqueira do MIMAIP, enalteceu o papel dos parceiros, como o WWF, na preservação da biodiversidade marinha e na elaboração da Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul (EDEA).

Durante a cerimónia, o WWF teve a oportunidade de partilhar algumas histórias de sucesso, como o estabelecimento do Centro Regional de Coordenação para Monitorização, Controlo e Fiscalização da Pesca da SADC (MCSCC) e reforçar o seu compromisso em trabalhar na finalização da Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul.