Moçambique dedica 5283,5 horas à Hora do Planeta 2024

19 April 2024

Durante a campanha da Hora do Planeta 2024, Moçambique fez uma contribuição significativa para a conservação ambiental, doando 5283,5 horas a causa, através de diversas iniciativas realizadas em todo o país. Os moçambicanos, de Norte a Sul, participaram em uma série de actividades visando sensibilizar e causar um impacto positivo no ambiente.

Em 14 de Março, 400 crianças da Escola Primária de Nhongonhane, localizada em Marracuene, Maputo, tiveram a responsabilidade de lançar a campanha ao participarem da criação de uma mini floresta de plantas frutíferas. Esta actividade contou com o apoio da Associação Consciente Sociedade que mobilizou escolas na Cidade de Maputo.

Durante 15 dias, em todo o país, acompanhamos uma variedade de actividades, desde a realização de eventos desportivos que promovem a saúde física e a consciência ambiental até a realização de seminários educativos, que capacitaram jovens líderes ambientais com conhecimentos sobre as mudanças climáticas.

Além disso, testemunhamos a participação massiva de voluntários que desempenharam um papel crucial nas iniciativas de limpeza de praias e cidades, abrangendo regiões como Maputo, Nampula e Zambézia. Os esforços de reflorestamento foram também uma prioridade, com as comunidades plantando árvores nativas, restaurando florestas de mangal e criando mini-florestas urbanas em todo o país. No total, mais de 3 000 mudas de mangal e árvores nativas foram plantadas. Destacando-se o distrito de Govuro, na província de Inhambane, onde foram plantadas 1 437 sementes de mangal, nas províncias de Inhambane e Zambézia.

As artes também tiveram destaque na Hora do Planeta 2024, com crianças e jovens utilizando pintura, teatro, música e outras formas de expressão artística para amplificar suas vozes e inspirar consciência ambiental.

Ao anoitecer do dia 23 de março, quando as luzes de vários monumentos ao redor do mundo foram apagadas, o Hotel Serena Polana organizou um jantar à luz das velas, destacando a importância da conservação de energia e promovendo práticas sustentáveis no setor da hotelaria.

Outros parceiros que dedicaram uma hora ao Planeta, em Moçambique, são o BCI, a Embaixada dos EUA, o Município de Maputo e o Standard Bank.