Após mais de 35 anos de trabalho, dos quais 9 foram dedicados ao WWF, o Eng. Marcelino Foloma celebrou a sua tão merecida reforma no último dia 30 de Abril, numa cerimónia de despedida que contou com a presença de colegas, parceiros, amigos e familiares.
Conhecido como um profissional exemplar e de uma carreira de sucesso, Foloma (como carinhosamente é chamado) nasceu na província de Tete e possui um robusto histórico académico. É licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade Eduardo Mondlane, pós-graduado em Maneio de Fauna Bravia pela Universidade de Mweka, na Tanzânia, e mestre em Ecologia de Conservação pela Universidade de Stellenbosch, na África do Sul.
Ao longo de sua trajectória profissional, ocupou diversas posições de destaque, incluindo a de Coordenador do Programa de Manejo Comunitário de Florestas e Fauna Bravia em Tchuma Tchato e Chefe de Serviços Provinciais de Florestas e Fauna Bravia, na província de Tete. Também foi Coordenador Nacional de Projecto de Manejo Comunitário e Chefe do Departamento de Fauna Bravia na Direcção Nacional de Terras e Florestas do Ministério da Agricultura. No WWF Moçambique, actuou como Director de Programa de Fauna Bravia, concentrando-se nas questões de combate à Caça Furtiva e ao conflito Homem e Fauna Bravia por meio do programa Khetha.
Em sua entrevista de saída, Foloma compartilhou com os colegas sua trajectória profissional, destacando os resultados alcançados pelo programa Khetha, como a redução quase zero da caça furtiva na Área de Conservação Transfronteiriça do Grande Limpopo e a promoção do envolvimento das comunidades nas actividades de conservação. Tendo, expressado sua esperança de ver a continuidade do trabalho de forma comprometida e destemida pela equipe que fica.
A cerimónia de despedida foi, igualmente, um momento emocionante no qual os colegas e a direcção do WWF Moçambique desejaram sucessos nesta nova fase e expressaram o desejo de continuar a colaborar de alguma forma com o Eng. Foloma, além de continuarem a beneficiar de sua sabedoria.
Comments
blog comments powered by Disqus