WWF e APAIPS promovem educação ambiental nos Jogos Escolares Nacionais

13 May 2024

O WWF, em parceria com a APAIPS (Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas), no âmbito dos projectos Promove Biodiversidade (Promovendo a Biodiversidade na APAIPS, financiado pela União Europeia) e Moznorte (Fortalecimento da Conservação da Biodiversidade na APAIPS, financiado pelo Banco Mundial), cujos os fundos são canalizados através da Biofund, está a realizar uma série de palestras de Educação Ambiental durante a XV Edição dos Jogos Escolares, que decorrem de 06 a 18 de Maio, na província de Nampula.

Neste contexto, foi organizada uma sessão de educação ambiental com o tema "Preservação das Tartarugas Marinhas" no dia 8 de Maio, no Lar de Estudantes do Instituto Comercial e Industrial de Nampula. Mais de 40 raparigas, provenientes das províncias de Zambézia, Cabo Delgado, Maputo e Niassa, participaram desta actividade interactiva, que incluiu uma roda de conversa e dinâmicas de grupo, proporcionando uma abordagem dinâmica sobre a importância da preservação das tartarugas marinhas.

Destaca-se que os Jogos Escolares Nacionais englobam 8 modalidades desportivas, como futebol de 11, ginástica, voleibol, xadrez, jogos tradicionais, andebol, basquetebol, atletismo e natação. O WWF e a APAIPS têm o orgulho de apoiar este evento, especialmente o atletismo, fornecendo camisetas e materiais de visibilidade.

A participação do WWF e da APAIPS nesta grande celebração desportiva demonstra o compromisso em promover a consciencialização ambiental entre os jovens e outras partes interessadas, com foco na protecção da biodiversidade marinha, em particular das tartarugas marinhas.