A Ministra da Terra e Ambiente, Dra.Ivete Maibaze, inaugurou na Quinta-feira, 30 de Maio de 2024, as instalações da Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS) no distrito de Angoche, província de Nampula. Esta inauguração representa um marco significativo nos esforços de conservação da APAIPS.
Com uma extensão de aproximadamente 1.040.926 hectares e uma faixa terrestre de 205 km, a Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas é uma região de grande importância de biodiversidade marinha.
Durante seu discurso, a Ministra da Terra e Ambiente destacou a APAIPS como um verdadeiro tesouro ecológico, abrigando uma rica variedade de vida marinha e terrestre. Maibaze enfatizou a singularidade e a delicadeza dos seus ecossistemas, que merecem a protecção e o cuidado de todos. A Ministra também ressaltou a importância da colaboração do Governo de Moçambique com parceiros como o WWF para garantir a preservação deste património natural.
Rodrigo Madariaga, Coordenador do Programa Marinho do WWF, reforçou a importância da cooperação multissectorial para a preservação da APAIPS, destacando que a APAIPS é uma das áreas geográficas prioritárias do plano estratégico 2020-2030 do WWF.
Com o objectivo de apoiar a Administração da APAIPS na conservação de seus ecossistemas e biodiversidade marinha, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais, desde 2008, o WWF colabora estreitamente com o Ministério da Terra e Ambiente, através da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, autoridades provinciais e locais, e outros parceiros da sociedade civil como CARE, AENA, Ophavela, Kulima, e Olipa-ODES.
Actualmente, o WWF e os seus parceiros implementam três novos projectos na área:
- Promovendo a Biodiversidade da APAIPS: Financiado pela União Europeia através da Biofund, com um orçamento de 190 milhões de meticais.
- Fortalecer a Conservação da Biodiversidade na APAIPS: Financiado pelo Banco Mundial através da Biofund, com um orçamento de 107 milhões de meticais.
- Reforço das Capacidades dos CCPs e Consolidação das Áreas de Pesca de Gestão Comunitária em Moma e Pebane: Financiado pelo Banco Mundial através do Proazul, com um orçamento de 70 milhões de meticais.
Para a materialização das instalações da APAIPS, O WWF contou com o apoio financeiro da Blue Action Fund, à Delegação da União Europeia e à Biofund.
Importa destacar que a cerimónia de inauguração foi também uma oportunidade para a Ministra Ivete Maibaze conhecer de perto o trabalho realizado pelo WWF na APAIPS, junto de outros parceiros. O evento contou com uma exposição fotográfica, a projeção de um vídeo promocional sobre a APAIPS, e a apresentação de uma peça teatral pelo Clube Ambiental da Escola Básica do Ingure, que é parte dos esforços de educação ambiental da APAIPS.
Estiveram presentes na cerimónia importantes figuras como a Presidente do Conselho Municipal de Angoche, Dra. Dalila Ussene, o representante do Secretário de Estado da Província de Nampula, o Director Geral da Administração Nacional de Áreas de Conservação, Dr. Pejul Pedro Sebastião Calenga, e a Administradora da APAIPS, Dra. Ricardina Matusse.
Comments
blog comments powered by Disqus