Celebração do Dia Mundial do Ambiente: Restaurando Terras e Fortalecendo a Resiliência

Posted on
05 June 2024

O Dia Mundial do Ambiente, celebrado anualmente a 5 de Junho, foi marcado por diversas actividades em várias regiões de Moçambique, sob o lema “Restauração de Terras, Resiliência à Seca e Desertificação”. As acções, promovidas pelo WWF Moçambique e seus parceiros nas províncias de Inhambane, Zambézia, Sofala e Nampula visaram aumentar a consciência sobre a importância da preservação ambiental e envolver as comunidades locais na promoção de práticas sustentáveis e de restauração de ecossistemas de mangal degradados.

 

Celebração na Cidade de Vilankulo, Província de Inhambane

Na cidade de Vilankulo, as celebrações foram marcadas por uma série de actividades focadas na gestão de resíduos, educação ambiental e aumento da cobertura verde. O município, em parceria com a Parco - Associação dos Parceiros Comunitários, colocou tambores para servir como depósitos de lixo pela cidade, iniciativa que busca melhorar a gestão de resíduos sólidos, reduzindo a poluição e promovendo um ambiente mais limpo.

Durante a semana, o WWF Moçambique incentivou a partilha de conhecimento sobre a data e algumas medidas de gestão ambiental via debates radiofónicos em Chitsua (idioma local) e em Português, permitindo a ampla participação e divulgação para as comunidades.

Outra actividade de grande impacto em Vilankulo foi o plantio de árvores de sombra, como a acácia, nos arredores da Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER) e no Mercado de Pambara. Além disso, por ser uma cidade costeira, houve uma acção de recolha de lixo na praia, focada na retirada de lixo inorgânico, como vidro, plástico, tecido, papel, fibra, borracha, esponja, restos de rede e cordas da praia de Vilankulo.

 

Celebração no Distrito de Angoche, Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS)

O WWF em Angoche, na APAIPS, concentrou suas actividades na restauração do ecossistema de mangal, tendo sido plantadas 70 mudas de mangal branco (Avicennia marina), ecossistema essencial na protecção costeira e para a biodiversidade marinha. Durante a actividade de restauração, com o apoio de parceiros, como o Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM, delegação de Nampula), entidades governamentais  e serviços públicos locais, associações locais, clubes ambientais e grupos culturais locais, foram disseminadas informações sobre práticas ambientais responsáveis, promovendo a educação e a consciência ambiental.

 

Celebração nas Províncias da Zambézia e Sofala

No Delta do Zambeze, abrangendo as províncias da Zambézia e Sofala, o WWF Moçambique, em colaboração com o governo, parceiros e comunidades locais, organizou diversas acções voltadas para a promoção da consciência ambiental, recuperação de ecossistemas ribeirinhos e combate à erosão.

A celebração em Chinde, Província da Zambézia, foi marcada pelo plantio de mudas de mangal e, as comunidades participaram de palestras onde puderam assistir a uma peça de teatro que destacou a importância da preservação ambiental. Os participantes também visitaram o viveiro de mudas de mangal em Pambane, reforçando a importância da restauração ecológica.

Em Luabo, Província da Zambézia, as festividades foram conduzidas pela Administradora do Distrito, Clarina Roque Amado Mataia. As actividades incluíram o plantio de 200 mudas de espécies arbóreas ribeirinhas nativas e árvores fruteiras, essenciais para combater a erosão. A administradora destacou a necessidade das comunidades plantarem mais árvores e reduzirem o seu abate indiscriminado e as queimadas descontroladas. Em sua intervenção, Mataia enfatizou a importância de restaurar a fauna através do plantio e preservação da natureza, e incentivou os presentes a manterem a limpeza em locais públicos e bairros para garantir um ambiente saudável.

No distrito de Chibabava, Província de Sofala, a celebração incluiu o plantio de 800 cajueiros em uma área de 2 hectares. Esta acção visou não apenas aumentar a cobertura vegetal, mas também promover o cultivo de espécies economicamente viáveis. A sensibilização ambiental foi reforçada por meio de apresentações de teatro, canto e dança, que abordaram a importância da preservação ambiental de forma lúdica e envolvente. O evento contou com a presença do Governador da Província de Sofala, Sua Excelência Lourenço Bulha, que sublinhou o compromisso do governo com a sustentabilidade ambiental.

Comments

blog comments powered by Disqus