Programa Khetha aposta nas rádios comunitárias para promover a mudança de comportamento

Posted on
20 April 2021
Contribuir para o crescimento das populações de rinocerontes preto e branco e manter as taxas de crescimento positivas das comunidades de elefantes, na Área de Conservação Transfronteiriça do Grande Limpopo, são os principais objectivos do Programa Khetha. No entanto, cumprir com estes desafios implica erradicar a caça furtiva, uma prática que infelizmente ainda é comum naquela região. Cumprir esta missão com sucesso está dependente da capacidade de promover a mudança de comportamento social e garantir o envolvimento comunitário.
 
É neste contexto que o WWF Moçambique, através do Programa Khetha, decidiu apostar nas rádios comunitárias e torná-las suas aliadas no árduo trabalho de sensibilização para a conservação. Apesar dos avanços registados nas tecnologias de informação e comunicação, como o advento das redes sociais, são as rádios comunitárias que continuam ainda a reunir, em Moçambique, as preferências dos consumidores e a garantir maior receptividade e cobertura, particularmente nas zonas rurais.
 
Lázaro Bambamba, Administrador do Distrito de Magude, é da mesma opinião e destaca o papel da rádio para o desenvolvimento comunitário, realçando que esta continua a ser a principal fonte de informação, educação e entretenimento e “o meio de referência usado pelas pessoas para validar os factos”.
 
Tendo todos estes aspectos em consideração, as rádios comunitárias de Xai-Xai, Magude, Moamba, Mabalane, Chicualacuala, Guijá, Chibuto, Massingir, Emissores Provinciais de Maputo e Gaza e Antena Nacional da Rádio Moçambique foram convidados pelo WWF a participar numa formação sobre como produzir e apresentar conteúdos com vista a promover a mudança de comportamento social em relação à caça furtiva.
 
Especificamente orientada para os gestores de media, esta capacitação permitiu aprimorar os conhecimentos técnicos dos participantes em jornalismo investigativo, gestão de áreas de conservação, legislação sobre fauna bravia e conservação dos recursos naturais.
 
Durante a formação, a Directora Nacional do WWF, Anabela Rodrigues, reforçou a mensagem e a urgência de mudança, apresentando os resultados da 13ª edição do Relatório “Planeta Vivo”, uma das principais publicações do mundo, baseada em informações científicas, que retrata como as actividades humanas têm causado impactos devastadores na natureza e na saúde do nosso planeta.
 
Como forma de dar continuidade a esta estratégia, o Programa Khetha encontra-se agora a preparar o arranque da inserção de radionovelas e debates radiofónicos nas diferentes comunidades abrangidas.

Comments

blog comments powered by Disqus