WWF Moçambique realiza workshop para identificação de prioridades de pesquisa no âmbito do Programa Khetha

Posted on
12 June 2018
O programa Khetha é implementado pelo WWF (Moçambique e África do Sul) financiado pelo USAID na área de conservação transfronteiriça do Grande Limpopo, abrangendo, do lado moçambicano, os distritos de Moamba, Magude, Massingir. O programa reconhece que o comércio ilegal da fauna bravia é um problema complexo que se estende através das fronteiras internacionais. A cadeia do tráfico ilegal da fauna bravia não pode ser eliminada/erradicada por um único actor no país, mas sim requer um largo espectro de parceiros de diferentes sectores de todos os países afectados. Objectivo global do Khetha é reduzir o impacto do tráfico de fauna bravia internacionalmente sobre a população de rinocerontes e elefantes na África do Sul e Moçambique, concretamente na Área de Conservação Transfronteiriça do Grande Limpopo, sugerindo em paralelo actividades de geração de renda que desencoragem a procura por aquela prática ilegal.

É neste âmbito que o WWF Moçambique, com objectivo de apoiar os intervenientes para a identificação de áreas-chave de pesquisas no contexto de implementação do programa Khetha com enfoque para área de conservação transfronteiriça do grande Limpopo, realiza a 12 de Junho 2018, no Hotel Radisson Blu, a partir do período das 08h00 – 14h00, o Workshop que vai juntar diferentes actores, dentre os quais representantes da ANAC (Administração Nacional de Áreas de Conservação), PGR (Procuradoria Geral da República), SERNIC (Serviço Nacional de Investigação Criminal), Instituições de Ensino e Pesquisas (UEM, UP, ISP Maputo, ACIPOL, ISCTEM e CEJJ), Especialistas da Área e Organizações da Sociedade Civil.

Espera-se que deste encontro saia-se com uma matriz de prioridades de pesquisas identificadas para intervenção do programa Khetha, com vista criar-se um acervo de conhecimento para utilidade pública e que seja determinante para influenciar reformas e tomada de decisões em diferentes níveis.

O Khetha foi oficialmente lançado no dia 23 de Março de 2018, onde entre várias actividades e objectivos do programa, a identificação de áreas temáticas prioritárias de pesquisas se destacaram cruciais para o sucesso da implementação do projecto, na perspectiva de geração de conhecimento e aprendizagem para melhor lidar com a problemática da fauna bravia, crimes ambientais e promover conservação da biodiversidade e desenvolvimento socioeconómico do país.

Comments

blog comments powered by Disqus