Comunicado de Imprensa - II Assembleia Geral do Mecanismo de Doação Dedicado às Comunidades Locais em Moçambique (MozDGM)

08 February 2019
Nampula, fevereiro de 2019, realiza-se nos dias 07 e 08 de Fevereiro do ano em curso, na Cidade de Nampula, a segunda Assembleia Geral do Comité Nacional de Gestão (CNG) do Mecanismo de Doação Dedicado às Comunidades Locais, em Moçambique (MozDGM).

Durante os dois dias, far-se-á a apreciação do relatório das actividades e orçamento de 2018, o Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2019, bem como discutir sobre a sua operacionalização, respondendo deste modo ao previsto nos estatutos deste órgão, no que concerne as suas competências.

A segunda Assembleia Geral do MozDGM contará com a participação dos membros do CNG, Fundo Mundial para Natureza (WWF), na qualidade de Agência Nacional Executora (NEA), Banco Mundial e convidados provenientes dos projectos SUSTENTA, MozFIP, MozBIO, Parque Nacional das Quirimbas, Reserva Nacional do Gilé e as Plataformas Provinciais da Zambézia e Cabo Delgado.

Importa realçar que ao longo do ano passado, 2018, o MozDGM destacou-se pela realização das seguintes actividades:

1. Lançamento do projecto DGM Moçambique, no dia 05 de setembro, em Pemba, capital provincial de Cabo Delegado. O evento juntou varias individualidades, dentre elas, o Governador da província de Cabo Delegado, Júlio Parruque, o Presidente do Conselho de Administração do FNDS - Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável - Momede Nemane, representantes do Banco Mundial, Organizações da Sociedade Civil, lideres comunitários, membros das comunidades e outros parceiros do WWF Moçambique;

2. Participação dos membros das comunidades locais, provenientes das paisagens da Zambézia e Cabo Delegado, da Feira Internacional de Maputo (FACIM), onde foram expostos a oportunidades de investimentos e parcerias variadas;

3. Troca de experiência da Cadeia de Valor de Mel e Café, Gestão de Lodges Comunitários e gestão sustentável de concessão madeireira: realizou-se, de 30 de setembro a 8 de outubro, uma excursão pelas províncias de Sofala e Manica, visando uma troca de experiências entre agentes e promotores de artesanato, lodges comunitários, apicultura e cultura de café, juntando cerca de 35 participantes oriundos das províncias da Zambézia e Cabo Delegado;

4. Formação de membros das comunidades das paisagens da Zambézia e Cabo Delegado em Tecnologias de Informação; e

5. Encontro de planificação realizado, de 17 a 19 de dezembro de 2018, na província de Maputo, com o objectivo de definir as estratégias e acções para dinamizar o alcance dos resultados definidos para o ano 2019.

Sobre o  Projecto MozDGM

O objectivo global do MozDGM é o fortalecimento da capacidade das comunidades locais e das Organizações Comunitárias de Base (OCB) para participarem na gestão integrada da Paisagem (ILM), com enfoque nas Províncias da Zambézia e Cabo Delgado.

Em termos organizacionais, o MozDGM possui um arranjo institucional próprio para a sua implementação em Moçambique, que também se relaciona com o DGM Global, onde na sua composição, tem-se o Comité Nacional de Gestão (CNG), responsável pela tomada de decisão política, orientação estratégica e supervisão do programa a nível nacional. Em termos funcionais, o órgão máximo do CNG é a Assembleia Geral, integrado por todos os membros, que se reúne ordinariamente duas vezes por ano e extraordinariamente sempre que for necessário.

É neste contexto que se realiza, nos dias 07 e 08 de fevereiro do ano em curso, na Cidade de Nampula, a segunda Assembleia Geral do CNG. Neste evento, far-se-á a apreciação do relatório das actividades e orçamento de 2018, o Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2019, bem como discutir sobre a sua operacionalização.

Para informação adicional
Visite-nos em www.wwf.org.mz
Siga-nos em WWF_MOZ no Instagram, Facebook e Twitter
Fundo Mundial para a Natureza (WWF)